sexta-feira, 30 de julho de 2010

selinho VI



Um selinho que publico um tanto atrasado por causa da volta das férias e porque o assunto me fez pensar um pouco no meio do caos de roupas sujas, malas espalhadas pela casa, crias com cara de missa de sétimo dia e tentar fazer um almoço com arroz (sem cebola ou alho), hamburguer congelado e ovo quase vencido-era só o que tinha na geladeira. 
Foi também a Kah do Tutto Petit quem mandou esse último. Fiquei pensando em coisas poéticas, melosas e ao pé do piegas para escrever mas não é meu estilo, nem mesmo em Dia Das Mães. Além disso, não amo ser mãe 100% do tempo. Pronto, confessei. No entanto me pedem para escrever sobre o lado gostoso da maternidade, então vamos lá:
-A cabeça não envelhece. A gente tem que estar up to date com as mais variadas tendências em várias áreas diferentes para acompanhar os filhos. Tem coisa mais chata do que velho cheio de manias que faz a mesma coisa todo dia e se acontece algo fora da rotina, surta? Agora, pergunta se em casa com criança tem rotina? A gente tem que ficar esperta o tempo todo.
-A gente fica em ótima forma física:meus braços nunca foram tão musculosos, nem com muita ginástica com pesos, como quando eles eram bebês. Ficar o dia todo atrás deles em parquinhos, para cima e para baixo, empurrando balanços e brincando de pega-pega é muito bom para o coração.
-Achei uma, ou melhor, duas ótimas razões para comprar livros. Tá certo, só a minha (razão) já bastava, mas livros infantis são ricamente ilustrados e super bem elaborados, e eu amo design. Ou alguém tem alguma dúvida quanto a isso?
-Adoro brincar brincadeira de criança, adoro assistir desenho animado e adoro a risada deles quando quase os mato de tanto fazer cosquinhas.
-Me fazem pensar no que quero deixar para eles. Ainda não sei o que, mas vou achar, nem que seja uma memória gostosa. Ou, depois de eles lerem esse blog, uma poupança para um tratamento psicológico.


Well, agora passo a bola para a Fê do Mamma MiniPati do Coisas de Mãe e a Roberta do Projetinho de Vida.



quarta-feira, 28 de julho de 2010

selinho V


Não me canso de repetir. Tenho pena de vocês que vão ter que ler até dar ânsia de vômito: A-DO-RO selinhos. Não só pelo carinho das pessoas que mandam, mas também por me dar a chance de conhecer e conversar com tanta gente que bacana de outros blogs que acabo conhecendo por indicação das amigas.
Esse quem me mandou foi a Kah do Tutto Petit, um blog bem humoradíssimo. Obrigada!

terça-feira, 27 de julho de 2010

selinho IV


Surpresa mesmo foi quando dei uma passadinha rápida no Coisas de Mãe da Pati para avisá-la de que tinha um selinho aqui que ofereci a ela. Ela já tinha me oferecido um e eu nem sabia! Ando com minha leitura beeeeem atrasada, cortesia das inférnias que não acabam nunca! Obrigada, Pati, adorei!

Pelo o que entendi tenho que falar 9 coisas sobre moi même. Não vai ser fácil:

1. Fico profundamente mau humorada quado estou com fome, de ninguém querer estar na mesma sala em que eu estou.
2. Gosto de sair sem mapa em cidades novas quando viajo e me perder por ruelas medievais.
3. Adoro comer. E beber. E boa companhia. Resumindo, gosto de uma boa mesa.
4. Dou um fígado para não sair cedo da cama. Até hoje nem Fofoquinha nem Matraca-Trica aceitaram minha barganha.
5. Tenho paixão pelo o que faço, mesmo quando isso se resume a lavar um pé de alface para o almoço.
6. Não sei o que faria sem a minha mãe por perto.
7. Sou friorenta. Acho que fui a única grávida que sofreu de frio no mundo, todas as que conheci suavam em pleno inverno de Nova York.
8. Tenho um mau humor sarcástico impublicável pior do que o da Dorothy Parker, minus a depressão da moça.
9. Nove é meu número de sorte!

Eu te dedico:

Cristiane do Tô Doida
Helena do Simmering

selinho III



EBA, EBA!
Olha só a coincidência! Ontem respondi um comentário da Pati do Coisas de Mãe no post do Curtas: Prazo de Validade sobre a razão de eu ter começado um blog.
Verdade seja dita, o tanto de absurdo que acontece na minha vida com Matraca-Trica e Fofoquinha é uma das razões. A primeira foi não conseguir ficar calada sobre algumas coisas que acontecem no cotidiano, sou uma revoltada de criação. As Fofices do Design aconteceram naturalmente, gosto de coisa bonita, bacana e útil. Ah, gosto também de coisas para crianças!
Espero ter matado a curiosidade da Fê do Mamma Mini, uma delícia de blog de uma designer de primeira.

Agora é minha vez de perguntar o que levou as garotas abaixo a estragar a manicure no teclado do computador:

segunda-feira, 26 de julho de 2010

fofices do design: amigo


O nome é esse mesmo: Amigo. Um carrinho para projetos de Speed Racer entre 3 e 7 anos da empresa francesa Tomazino. Eles tem essa carinha retrô deliciosa, um cruzamento de Mini Cooper com o conversível de Austin Power, algo que alguém dirigiria em Monte Carlo nos anos 60. Bom, essa é a minha imaginação fértil funcionando a 200 km por hora, não sei do que Fofoquinha e Matraca-Trica brincariam. Ou melhor, depois da aventura na pista de kart, até posso dar um palpite.
Assim como o Joyride, o Amigo é um projeto para divertir pais e filhos. A farra começa na oficina para montar o carro, com a participação de vários mecânicos amadores. O bacana é que ele é feito só de alumínio e pano, portanto dá para lavar a carroceria sem grandes incoveniências.
Vamos nessa?

sexta-feira, 23 de julho de 2010

fofices do design: brandy&duke



Outra fofice lá dos confins da Australia, de uma empresa chamada Brandy&Duke: árvores genealógicas. 
Três imagens falam mais do que mil palavras. Não é um ótimo presente para chá de bebê?

curtas: prazo de validade

Se a fábrica faz dois produtos no mesmo espaço de tempo, com os mesmos ingredientes, na mesma ordem, porque eles tem prazo de validade diferente?
Dois exemplos distintos:
1. Fofoquinha é arroz de festa no sentido mais puro da expressão. Gosta de ser a primeira a chegar e só sai depois de muita insistência, quando já estão recolhendo os copos para lavar e varrendo o chão. Bobeou ela começa a ajudar na arrumação só para não ter que ir embora. 
2. Matraca-Trica, por sua vez, expira no meio de seja lá o que for. Na festa de seu próprio aniversário de 3 anos, por exemplo, teve que ser levado embora no meio da comemoração. Depois de 1 hora e meia de festa, começou com um tal de "Quero ir embora, quero ir embora, quero ir embora" que não houve como segurá-lo. Só nos restou avisar aos pais convidados que iríamos apagar as velinhas mas que a festa continuaria por mais tempo. Matraca-Trica foi para casa e a as brincadeiras continuaram rolando solta por mais algumas horas.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

fofices do design: mylight



Quando você engravidou, naturalmente passou pela fase que os americanos chamam de nesting (fazer o ninho), o que na prática quer dizer que você virou a casa de cabeça para baixo, deixou sua cara metade a beira da insanidade, mas fez um quarto de bebê impecável, cujo nenhum detalhe foi deixado de lado. Até a hora em que você se viu obrigada a colocar uma luz noturna das Princesas ou do Piu-Piu na tomada. Por pura falta de opção, você entra no quarto e finge não ver o mal necessário, torcendo para que a criaturinha não precise mais dela em breve, muito em breve.
Tá-dá: entra em cena a Mylight, uma empresa australiana que faz caixas de luz customizadas para serem usadas com o mesmo fim. Você pode escolher a fonte, as cores e tamanho da caixa. 
O melhor de tudo é que sua cria vai se apegar a ela até a adolescência!



segunda-feira, 19 de julho de 2010

testosterona em um dia de férias



Matraca-Trica e Fofoquinha tem muitos primos. Todos do sexo masculino. Naturalmente os programas giram em torno de atividades para cromossomos Y e Fofoquinha vai na rabeira, tentando participar onde dá e curtindo as novidades.
Um dos programas foi se enfiar em uma pista de kart. Lá fomos nós, naturalmente, contentes em fazer companhia para os primos. Matraca-Trica foi só na esperança de ter seu 1 metro e 18 centímetros ser ignorado pelo atendente na hora em que tivesse que ficar encostado na parede com a linha de altura mínima de 1 metro e 20. Coisa simples, tamanha a confusão e alvoroço de muitas crianças de várias idades entupindo caoticamente a recepção do lugar. 
Ele, depois de "passar" no teste de altura, abriu a porta que separava a recepção da pista, saiu, olhou bem e voltou rapidinho. Mamãe, não quero ir. Tem certeza? Tá certo, você pode ficar brincando no simulador de corrida, sentadinho olhando para uma tela do jeito que Mamãe gosta: longe de desastres em potencial esperando por acontecer. 
E você Fofoquinha? Eu quero ir com meus primos, responde a princesa Barbie, toda de cor-de-rosa. Aiaiai, então tá. Enquanto Matraca-Trica sentava na frente da tela da alienação, Fofoquinha foi colocar macacão, capacete e luvas. Para minha surpresa, a menina comportou-se como uma voraz Penélope Charmosa na direção, ultrapassando a todos e dando cavalo de pau na pista.
Matraca-Trica, enquanto isso, não tirou a mão do volante e os olhos da telinha do simulador, tentando manter o carro na pista virtual, o que não era fácil para ele. Nas últimas voltas de Penélope Charmosa ele aparece na pista com cara de "E eu? E EU, mamãe???". Ué, mas você disse que não queria ir, menino! 
Indignado e com os olhos cheios d'água, ele me explica: Mas mamãe, eu estava só treinando lá dentro para poder correr aqui! Eu treinei muuuuito, agora eu quero ir!
Depois de alguns minutos sai Matraca-Trica do vestiário, todo montado e não se aguentando de felicidade, parecendo um cruzamento de Buzz Lightyear e Speed Racer.  
Eu, como não poderia deixar de ser, fiz o papel de mãe relapsa que é tão característico de minha pessoa: esqueci de trazer a máquina fotográfica.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

l'atelier des enfants



O Centre Pompidou em Paris acabou de inaugurar seu novo atelier para crianças. O pai desse espaço é Mathieu Lehanneur, que se inspirou em pistas de skate para criar esse parque para pequenos artistas entre 2 e 12 anos. São 3 ambientes para as diferentes idades experimentarem uma infinidade de técnicas para pintar o sete. Em agosto abre a segunda área criada por Lehanneur destinada aos pequenos, o Ado.
O Atelier des Enfants é gratuito. Basta chegar, por a mão na massa ou na tinta e se divertir de montão.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

fofices do design: ubabub

Continuando a pagar a língua pelas minhas palavras de quem tinha a ilusão de que ia desligar o computador por alguns dias, aqui vai mais uma fofice irresistível. Culpa da chuva por nos deixar entre 4 paredes, entre colorir revistinhas de atividades e atacar a cozinha, não resisto ao passeio virtual mesmo que por um pouco, só para alimentar minha compulsão a beira de ser classificada como doença de ordem psicológica por design. Pelo visto esse vai ser eleito o mês das Fofices do Design.
Esses berços são o fruto de...hum, adivinha se não são mães frustradas? Desta vez australianas. E já que até aqui não teve nenhuma surpresa não vou iludir ninguém com um final inesperado. Sim, os berços da Ubabub são aquele tipinho de coisa que eu gosto: bonitos e conversíveis. 
Volto depois que meus ajudantes mirins terminarem de enfiar o espagetti cru nas rodelas de salsicha.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

fofices do design: timbur


Só porque eu escrevi que iria postar em ritmo de férias, aparece um monte de coisas legais para mostrar que eu não consigo resistir.
Essa belezura chamada Timbur que parece uma jóia é, na verdade, um chocalho, feito de materiais sustentáveis, acabamento não tóxico e recheado com sementes.
Agora dá licença que eu vou voltar para a areia.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

auditorium toy co


O Boattail Racer é feito para ser passado de pai para filho. É fruto de Brad Denboer, que abriu a Auditorium Toy Co. somente para montar os carrinhos que tanto sonhou até a idade adulta e nunca achou.
O carrinho é feito com materiais que levarão muuito tempo para desgastar-se e apesar de não parecer, foi feito para brincar, sim senhor.
Adorei o detalhe do certificado de autenticidade que tem uma lista para colocar o nome da criança e data que o carrinho foi presenteado, com vários espaços para muitas gerações.




fofices do design: niniwalker


Arre! Uma solução inteligente para nossas costas que ficam em frangalhos quando ensinamos os pequenos a andar. 
Os espanhóis levaram a taça da Copa e deveriam levar outra em especial para o pai, espanhol, que inventou do Niniwalker. Suas costas não aguentaram o sistema de aprendizado tradicional e ele resolveu criar uma solução mais adequada para ambos, pai e filha. Acho que ele foi muito bem sucedido.


quinta-feira, 8 de julho de 2010

edesk



Apresento a eDesk
Ela foi criada para ajudar com a educação em países em desenvolvimento ou áreas que sofreram algum tipo de desastre. Seu design é uma open source, isto é, basta ir ao website e fazer o download da planta se alguma organização de ajuda humanitária quiser fabricá-la na área aonde atua. Apesar de ser construída com material reciclado, é durável e tem 3 tamanhos diferentes, indo de 0 a 15 anos. O transporte é fácil e barato pois ela é um painel que pode ser montado sem sequer uso de pregos.

domingo, 4 de julho de 2010

pais unplugged


Você não fica com ciúmes, sentida, rejeitada e com um enorme desejo de atirar o blackberry, IPod, IPad ou computador da sua cara metade janela afora quando ele não dá a menor atenção ao que você tem a dizer, quando ele/ela fica olhando se recebeu email a cada 4 minutos e retornando mensagens?
Em mais um caso de "como ninguém pensou nisso antes", li hoje uma pesquisa sobre como o uso constante de tecnologia por pais está influenciando os filhos negativamente, segundo uma matéria do NY Times entitulada The Risks of Parenting While Plugged In. Dããã, pensei comigo mesma. Se eu fico incomodada quando isso acontece comigo, imagine uma criança. Duas vezes dããã porque acontece aqui em casa e eu não estava vendo o problema sob essa perspectiva.
A matéria começa com um exemplo bem comum: uma criança de 2 anos e meio tenta chamar a atenção da mãe em um elevador, e ela estava texting sem dar a menor bola para filho, dizendo apenas "Só mais um minuto, só mais um minuto". O menino, depois de tanto chamar pela mãe fica tão frustrado que tenta morder a perna dela.
Um dos argumentos usados é que pais se sentem pressionados a dividir o tempo entre trabalho e família e isso é uma dura realidade para todos, mas por outro lado, quando os pais estão com seus filhos, devem dar atenção à eles e só a eles.  It sort of comes back to quality time, and distracted time is not high-quality time, whether parents are checking the newspaper or their BlackBerry,” diz Frederick J. Zimmerman, professor da University of California em Los Angeles. Sabemos que ele está certo, que simplesmente estar de corpo presente em companhia do filho não quer dizer grande coisa. É preciso estar de corpo e alma. 

sábado, 3 de julho de 2010

tokyo baby cafe


Isso mesmo. O título do post, que é também o nome do lugar, já diz tudo. Um café somente para pais, gestantes e crianças até 7 anos em Omotesando, Toquio. 
O Tokyo Baby Cafe tem 2 salas reservadas para festas, atividades para os pequenos, trocador e sala de amamentação, brinquedos, biblioteca e, se não estou enganada, uma loja também. Não leio japonês, portanto fui adivinhando conforme olhava o blog do espaço. A última imagem é minha favorita. Andei metade de Toquio, certa vez, durante uma tarde toda para comprar uma coleção de Ultra Man e Ultra Seven. E olha que nem filho ainda tinha!