terça-feira, 8 de abril de 2008

desgraça alheia

A gente sempre acha que a cruz que estamos carregando é mais pesada do que a do outro, não é?
Recebí um email de uma amiga em resposta ao "Caso do peixinho dourado" contando o que aconteceu com ela e suas filhas em uma festinha de aniversário. 
Ela me contou que foram todas em uma festa mega produzida, moderna e descolada. Ela lá, com três meninas correndo prá lá e prá cá tentando parecer uma pessoa normal (segundo ela alguém que tem três filhos hoje em dia é vista como alguém com um parafuso a menos-ou a mais, dependendo da ocasião). A festa estava ótima e quando as crianças começaram a ir embora com os pais, já de noite, um certo burburinho se formou na porta de saída da festa: muitos gritinhos, mães com caras atônitas e de surpresa, um fuzuê geral. Ah, contei que a festa foi uma semana antes da Páscoa? Rir da desgraça alheia em alguns casos faz bem à alma, não se acanhem. As lembrancinhas eram coelhos vivos dentro de cestinhas! Coisa meiga, não? Diz a pobre que tentou se esquivar, disfarçar e passar batido com suas crias mas a outra mãe foi mais rápida. Ela se viu então não com um, mas com três coelhos vivos dentro do carro, tarde da noite, entrando em todas as lojas de animais no caminho procurando gaiolas e comida, sem sucesso. Chegou em casa, colocou as meninas em suas camas (dormiram já no carro, exaustas) e colocou os peludos em sua varanda, diz ela que entregando a sorte deles a São Francisco de Assis. Sua varanda aonde tinha suas plantas e sua hortinha de ervas.
Sabiam que gaiolas para coelhos são caríssimas? Que coelhos não podem entrar em contato com a própria urina pois podem morrer? Minha amiga aprendeu tudo isso e aprendeu também a nunca, jamais em tempo algum deixar coelhos soltos em uma varanda com plantas e ervas...
Mães com imaginação fértil para dar lembrancinhas vivas em aniversários: por favor não o façam. Se ainda assim, depois desse apelo tão sincero, você resolver fazer isso por favor inclua a gaiola ou aquário por menor que seja, comida para 24 horas e instruções de como cuidar do bichinho ou peixinho. Os pais que sobram com o mico tarde da noite agradecem de coração.


Nenhum comentário: