terça-feira, 27 de outubro de 2009

dando as costas para a tv

Achei que tinha acabado com o assunto televisão. Rá, eu nem imaginava o que vinha pela frente.
Saiu -finalmente, para meu alívio- um artigo no New York Times sobre o recall que a Disney está fazendo nos DVDs do Baby Einstein. Quem comprou os DVDs nos últimos 5 anos tem direito a ter seu dinheiro de volta. Deu para perceber que nunca gostei de Baby Einstein, não? Me deu uma vontade infantil de sair por aí dizendo "Eu te disse, não te disse? Eu te disse!", mas vou manter a compostura.
Para quem lê sem problemas as entrelinhas, isso quer dizer que a Disney admite publicamente que os DVDs não fazem nada para deixar seu bebê mais inteligente e não passam de uma babá eletrônica para deixar você em paz por algum tempo. Não se iluda em achar que a Disney teve uma epifania e resolveu fazer o que é certo. A única razão para eles estarem fazendo isso é a de evitar um processo legal gigantesco em suas costas. Foi parte do acordo para não irem parar nos tribunais americanos. Ou você acha mesmo que a Disney, que controla 90% do mercado de midia para bebês em um grosso de 200 milhões de dólares em produtos ao ano ia ser tão legal assim?

Gente, chega mais perto da tela do computador que eu vou contar um segredo para vocês....
Diz o ditado que se uma coisa é muito boa para ser verdade...é porque não é.
Imagine você: o sonho de qualquer pai e mãe é que sua cria torne-se o novo Stephen Hawking. Se for por algum meio que eles possam comprar e sem nenhum envolvimento deles próprios, melhor ainda! E daí que as pesquisas mostram que a TV é prejudicial para crianças menores de 2 anos (o problema só vai aparecer mais tarde, com déficit de atenção aos 7 anos) e a American Academy of Pediatrics recomenda que nenhuma criança seja exposta à telinha antes dessa mesma tenra idade?
A falta de interesse e envolvimento no desenvolvimento do sangue de seu próprio sangue pelos pais já foi levantada aqui no blog. Preciso me estender mais nesse assunto? Acho que não, ninguém deve me aguentar mais escrevendo sobre assunto...tô errada?
Groucho Marx disse uma vez: "I find television very educating. Every time somebody turns on the set, I go into the other room and read a book. (Eu acho a televisão muito educativa. Toda vez que alguém liga o aparelho, vou para outra sala ler um livro)". Da próxima vez que o controle remoto tentar seus dedinhos pense no Groucho, com bigodão, óculos, sombrancelha de taturana e charuto na boca falando isso para você.
Estava aqui pensando em como acabar este post, mas a frase que encerra a matéria do NY Times dita por Mr. Rideout resume com precisão meu pensamento: "To me, the most important thing is reminding parents that getting down on the floor to play with children is the most educational thing they can do" (Para mim a coisa mais importante é lembrar aos pais que brincar com as crianças é a coisa mais educativa que eles podem fazer).


Nenhum comentário: