quinta-feira, 31 de março de 2011

moda: appaman



Sério, gente, terninhos MOD para os pequenos vikings?! Quero um já! O cabelo de Matraca-Trica já está quase quase como o do segundo moleque, logo logo ele chega lá!
Esses ternos são da Appaman, empresa americana cujo dono é escandinavo, of course. Tinha que ser....

quarta-feira, 30 de março de 2011

monster gallery








Lá estava eu em busca de uma informação para um post totalmente diferente quando me perdi nessa lojinha do Etsy. Post, que post mesmo?
A Monster Gallery é do Joe que mora em Cingapura, e tem como mantra trazer arte para as massas. Pelo precinho camaradérrimo de suas impressões, ele está conseguindo. 
Mostro a vocês uma imagem de cada série, queria mostrar tuuudo, mas pensando bem para isso basta visitá-lo, certo?

terça-feira, 29 de março de 2011

fofices do design: committee





Alguém conseguiu esquecer do Boattail Racer da Auditorium Toy Co. depois de vê-lo? Eu ainda sonho com ele de vez em quando.
O designer Brad Denboer acaba de lançar seu mais novo brinquedinho em edição limitada, o Committee.

moda: new generals





Já que a caixa de Pandora foi aberta, não tem porque não abusar. Agora que ela foi aberta não tem mais volta, minha atenção voltou-se para o assunto.
A coleção da New Generals de underwear (calcinhas, cuecas, camisetas) é feita em algodão orgânico. As cores são mínimas, preto e branco, e os insetos e animais fantásticos super clean.

domingo, 27 de março de 2011

curta: com que língua eu vou?


Uma coisa boa sobre a educação das crianças do século XXI é a exposição à diferentes culturas e línguas do planeta. O mundo está mesmo ficando menor.
As escolas ensinam mais de uma língua e isso faz com que o vocabulário em Esperanto das nossas crias aumente exponencialmente.
Vira e mexe Matraca-Trica me pergunta como se fala  _______insira aqui uma palavra do cotidiano_______ em inglês, ou espanhol, francês e até em japonês. De vez em quando são frases completas.
Para sua última pergunta, porém, fiquei sem palavras:

"Mamãe, fala em letra cursiva comigo?"

sexta-feira, 25 de março de 2011

centro ecológico de educação








O hotel resort  6 estrelas Soneva Kiri fica em Koh Kood, uma ilha na Tailândia. O Centro Ecológico feito especialmente para as crianças tem um auditório para filmes e atividades artísticas, uma biblioteca com livros sobre a cultura local entre outros, sala de artes, de música e de fantasias. 
Não acabou aí não, tem um recanto (a última imagem) para os menores dormirem que se fecha para maior privacidade. Faz parte da cozinha uma horta, onde as crianças aprendem a cozinhar com ingredientes frescos. A estrutura foi construída com bambu e madeira local, e aproveita os recursos naturais para economizar energia.
Uau.

susy ultman







Susy Ultman é uma ilustradora americana que tem seu trabalho publicado em vários itens de papelaria para diferentes empresas, desde bloquinhos até papel de presente. Seu site também tem uma lojinha bem interessante.

quinta-feira, 24 de março de 2011

fofices do design: morph kids



Já que ando empolgada com assentos: a Morph Kids é a mini versão da cadeira Morph, criada pela equipe de designers da Formstelle para a companhia de móveis alemã Zeitraum.

a maçã da professora


A maçã da professora é aquela obrigação que a boa educação impôs aos pais de alunos, seja em festas religiosas ou civis, de dar presente ao mestre, com carinho. Acho que hoje em dia está faltando o carinho. 
As mães (bem intencionadas, sem a menor sombra de dúvida) se organizam, discutem presentes para dividir entre as crianças da sala, se telefonam e trocam ideias, arrecadam o montante necessário, vão às compras, fazem pacotes e entre laços, papel e uma eventual tesourada sem malícia, se divertem, falam sobre a vida e comentam sobre essa obrigação, em tom de reclamação. No tal dia elas vão para a porta da escola e algumas das crianças tem o privilégio de dar o pacote para a "Tia". A participação de seu filho no processo foi, no máximo -e se ele já foi alfabetizado- assinar o cartão comprado. As mães, entre tanta reclamação, trânsito e trabalho, aproveitaram para se conhecer melhor e participar da ocasião festiva, por mais que elas achem um porre fazer tudo isso.
Vamos combinar que é muito mais prático comprar um ovo de Páscoa e mandar para a escola. Quem tem tempo nos dias de hoje? Já não basta o Natal, não? Agora, o que seu filho aprendeu sobre ______insira-aqui-a-ocasião-para-o-qual-ele-está-presenteando-a-professora______? Ele ficou com a mesma sensação que a mãe de satisfação e orgulho do que fez? Ele sabe mesmo o que comemora essa maçã que ele não subiu na árvore para colher? Outra pergunta, o que uma professora faz com 20 ovos de Páscoa (existe 95% de chance de que ela esteja controlando o peso)?
Matraca-Trica e Fofoquinha fazem o presente. Seja ele um cartão, um desenho sobre o assunto ou uma atividade. É um presente deles para o mestre. Com muito carinho. Os valores que eu quero que eles aprendam são os sentimentais, não o monetário. De quebra, o presente deles não engorda.

terça-feira, 22 de março de 2011

moda: little goodall




O dilema chegou ao fim. Tem coisa que não dá para deixar passar, vou enfiar meu bedelho na moda infantil.
Assim que bati os olhos no casacos de animais da Little Goodall eu senti nos ossos uma vontade irresistível de colocá-los no blog. Tem rabinho e garras, gente! Como dá para resistir?

kindergarten kekec







Vou te contar uma coisa: para uma extensão de um prédio escolar dos anos 80 e feita com material pré-fabricado, a escolinha infantil Kekec em Ljubljana, na Slovenia, é uma das construções mais divertidas que vi ultimamente.
A façada, além de servir para controlar iluminação e vento, serve para as crianças brincarem.

de.cor: verde de inveja



Mais uma vez, cores fortes e ácidas trazendo alegria para quartos infantis. 

segunda-feira, 21 de março de 2011

audrey kawasaki












Tá, eu concordo com você que o trabalho da Audrey tem um apelo erótico grande, mas se a gente olhar bem, tem coisas que ficariam lindas em quartos infantis. Eu sou completamente pró arte em quartos de crianças, arte de verdade, sabe? 
Eu não consegui tirar o olho de seu trabalho quando visitei o site dela. Essa coisa mangá+art nouveau em fundo de madeira, uau. Fiquei sem palavras.