A maçã da professora é aquela obrigação que a boa educação impôs aos pais de alunos, seja em festas religiosas ou civis, de dar presente ao mestre, com carinho. Acho que hoje em dia está faltando o carinho.
As mães (bem intencionadas, sem a menor sombra de dúvida) se organizam, discutem presentes para dividir entre as crianças da sala, se telefonam e trocam ideias, arrecadam o montante necessário, vão às compras, fazem pacotes e entre laços, papel e uma eventual tesourada sem malícia, se divertem, falam sobre a vida e comentam sobre essa obrigação, em tom de reclamação. No tal dia elas vão para a porta da escola e algumas das crianças tem o privilégio de dar o pacote para a "Tia". A participação de seu filho no processo foi, no máximo -e se ele já foi alfabetizado- assinar o cartão comprado. As mães, entre tanta reclamação, trânsito e trabalho, aproveitaram para se conhecer melhor e participar da ocasião festiva, por mais que elas achem um porre fazer tudo isso.
Vamos combinar que é muito mais prático comprar um ovo de Páscoa e mandar para a escola. Quem tem tempo nos dias de hoje? Já não basta o Natal, não? Agora, o que seu filho aprendeu sobre ______insira-aqui-a-ocasião-para-o-qual-ele-está-presenteando-a-professora______? Ele ficou com a mesma sensação que a mãe de satisfação e orgulho do que fez? Ele sabe mesmo o que comemora essa maçã que ele não subiu na árvore para colher? Outra pergunta, o que uma professora faz com 20 ovos de Páscoa (existe 95% de chance de que ela esteja controlando o peso)?
Matraca-Trica e Fofoquinha fazem o presente. Seja ele um cartão, um desenho sobre o assunto ou uma atividade. É um presente deles para o mestre. Com muito carinho. Os valores que eu quero que eles aprendam são os sentimentais, não o monetário. De quebra, o presente deles não engorda.
2 comentários:
O carinho está mesmo em falta!
Mas não por parte das crianças, que te abraçam, beijam e te dão todo desenho que são capazes de fazer!
Mas nesta páscoa, posso optar por ovo,ao invés do desenho???
rs.
beijos.
Concordo Flavia!!
Entramos nessa loucura sem perceber....que bom ler o que sempre soube mas estava escondido por debaixo da loucura do consumismo!! Obrigada por resgatar o mais importante dos ensinamentos, o sentimento, o carinho e o " ser especial" que cada pessoa tem e , mostrar p/ nossos filhos o quanto isso é valioso...Bjs Tina Maldonado
Postar um comentário