A vida era muito mais fácil quando as crias eram menores e ainda não tinham desenvolvido nenhum interesse por personagens de desenhos animados. Eles acordavam, tomavam café da manhã e mamãe escolhia uma camiseta com listras de cores retrô para Matraca-Trica e um vestido de flores com inspiração nas estampas da Marimekko para Fofoquinha. E assim ia a vida, uma roupinha bacana atrás da outra.
Até o dia em que Fofoquinha ganhou um par de meias...das Princesas. E adorou. Não se podia nem desencardir a tal da meia. Depois, uma toalha da Cinderela. E um maiô da Hello Kitty. Pratinhos e copinhos com a Moranguinho. A porteira abriu-se e uma manada de criaturas fantásticas de desenhos animados invadiu as gavetas, armários e estantes da minha casa. Matraca-Trica, por exemplo, tem um mostruário completo de todos os produtos licenciados até hoje do filme "Carros". Uma camiseta atrás da outra do Homem-Aranha, mesmo nunca tendo visto um só desenho. Mas ele A-M-A. A madrinha deu para ele um macacão do "Carros". Um macacão todo forrado, de calça comprida e mangas longas. Ele ganhou num dia em que estava fazendo 33 graus. Nem preciso dizer que a criatura passou o dia TODO com o macacão, fios de suor escorrendo pelo rosto, o cabelo todo molhado de calor. Qualquer tentativa de fazê-lo tirar a tal roupa foi infrutífera e seguida de gritos e protestos. A única coisa que se pode fazer foi manter o moleque hidratado.
Não tem como enfiar a cabeça na terra para ignorar o marketing infantil ou lugar para aonde fugir. Também não existe uma regra para o brega. Percebi isso quando uma amiga me disse que se recusava a comprar uma camiseta sequer com a Moranguinho, mas comprou para a filha um boneco monstruoso de pelúcia da dita cuja que a filha usa como poltrona. A menina queria qualquer coisa com a Stephanie do LazyTown. Camiseta não ia rolar de jeito nenhum, então ela comprou a boneca que é mais alta do que a filha. Eu faço o contrário: prefiro comprar camisetas, meias e calcinhas/cuecas a comprar condomínios de luxo para ácaros. Cada um amarra seu burro em lugar diferente. Sorte das companhias que licenciam produtos.
Esse é um caminho que infelizmente não tem volta, é melhor a gente se conformar: primeiro são as Meninas Super Poderosas, High School Musical, Hannah Montana e Harry Potter. Depois são Marc Jacobs, Miu Miu, Louis Vuitton e Manolo Blahnik.
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