quinta-feira, 11 de novembro de 2010

papai noel existe?


Fofoquinha participou, alguns anos atrás, de um programa de férias. A brincadeira sempre teve tema. Naquele ano, quando ela tinha 5 anos, o tema envolvia Papai Noel. Quando chegamos e entre 200 crianças eu vi por cima das cabecinhas um tiozinho vestido de Bom Velhinho, me preparei para a cena que iria acontecer, em questão de segundos.
Fofoquinha, desde bebê morre de medo de Papai Noel. Melhor ainda, de tiozinhos fantasiados.
Quando ela tinha 1 ano e a levamos para sentar no colo de Santa Claus e ao menos tirar uma foto de recordação, a menina chorava copiosamente na fila lá atrás, nos puxando para ir embora dali. Ainda insistimos, acalmando-a dizendo que ia ser bacana, que não precisava ter medo, que ele era bonzinho. Ela, tadica, tentou obedecer, mas a gente via o pânico crescer dentro dela e ela não aguentou nem subir no palquinho montado para receber as crianças. O choro histérico tomou ecoou pelo lugar. Fomos obrigados a desistir. Ficou muito difícil sair com essa menina em Novembro e Dezembro. Quando ela via um Papai Noel andando pelas ruas ou alamedas de lugares públicos, me fazia mudar a rota, atravessar a rua, qualquer coisa que a levasse o mais longe possível daquele gordo de barba branca.
Aos 5 anos resolvi acabar com a agonia de Fofoquinha, que nessa época até pesadelo com ele tinha. 
-Fofoquinha, Papai Noel não existe, querida.
E quem disse que ela acreditava? 
Expliquei que era uma pessoa fantasiada etc e tal e nada. Amuada no canto do salão a deixei, e fui falar com o tio fantasiado para pedir por sua ajuda. Levei Fofoquinha para fora do salão e lá veio o tio para falar com ela, fantasiado. Ele tirou parte da fantasia na frente dela e foi muito paciente. Graças a isso ela conseguiu participar do programa de férias mesmo que do cantinho. Ela ainda não acredita piamente que ele não existe, até hoje, com 8 anos, e não se sente confortável na presença de uma pessoa fantasiada de Papai Noel.
Hoje, vendo lojas já enfeitadas para o Natal, ela recomeçou o que eu chamo de "semanas de reafirmação" porque tenho que responder a mesma pergunta 2 vezes ao dia:
-Mamãe, Papai Noel não existe, não é?

2 comentários:

Letícia Volponi disse...

Tadica dela! No primeiro ano a Laura detestou também, mas desde então tem começado a curtir a idéia. Ela não tem medo, mas tb não é de chegar pertinho para fazer foto

Chris Ferreira disse...

A Sofia também tinha um certo medo mas também tinha um encatamento. Então ela continua acreditando só não quer sentar no colo mas já escreveu a cartinha.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/