quarta-feira, 27 de junho de 2012

takino rainbow nest










Tenho certeza que você já viu essas estruturas incríveis criadas por Horiuchi MacAdam antes. Elas são tão famosas que foram até copiadas por um artista plástico brasileiro na época da última Bienal em São Paulo. Eu sei disso porque eu levei meus filhos para a exposição de sua instalação no MAM (Museu de Arte Moderna) apenas para descobrir meses depois que ela foi "inspirada" pelo trabalho de MacAdam. Muito triste, né? Sim, nós sabemos quem você é!
As explorações de Toshiko Horiuchi MacAdam como pesquisadora e artista têxtil datam da década de 1970. O primeiro projeto público, no entanto, foi para um parque nacional no sul do Japão, em 1979. Isto foi seguido por um projeto encomendado de um museu de arte também no Japão, uma escultura onde as crianças poderiam não apenas ver, mas tocar, brincar e experimentar através de todos os seus cinco sentidos.
Em 1990, Toshiko e seu marido Charles MacAdam  criaram uma companhia no  Canadá para desenvolver o conceito de esculturas para brincar em formato comercial, iniciando com um projeto para um parque nacional localizado em Tóquio. Eu não estava ciente que há tantos projetos espalhados por todo o Japão, acreditava ser apenas um.
No Net Play Works  pode-se ver todos os projetos que foram feitos até hoje. O que eu estou mostrando é de Takino Suzuran National Park, Hokkaido, Japan.

I'm sure you've seen these amazing structures by Horiuchi MacAdam before. They are so famous they were even copied by a brazilian fine artist by the time of last Bienal in São Paulo. I know that because I took my kids to the exhibition at MAM (Museum of Modern Art) only to find out months later that it was "inspired" by MacAdam's work. Very sad, right? We know who you are, pal!
Toshiko Horiuchi MacAdam explorations as a textile artist  and researcher date back to the 1970s. The first public project, however, was for a national park in southern Japan in 1979.  This was followed by  a commission  from an art museum in Japan  for a sculpture children could not just look at  but touch, play with and experience through all their five senses. 
In 1990 Toshiko and her husband Charles MacAdam established a company in  Canada, to develop the concept of  play ‘sculptures’  on a commercial footing, beginning with a project  for a national  park located in Tokyo. I wasn't aware there are so many projects spread all over Japan, I believed it was only one.  
At Net Play Works one can see all the projects were made till today. The one I'm showing is from Takino Suzuran National Park, Hokkaido, Japan.

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